- See more at: http://www.tudoseo.com/2010/07/saiba-como-colocar-mensagem-de-blog-em.html#sthash.VV7blK5a.dpuf Read more at http://www.tudoseo.com/#ldSzt62ddgvz4qDP.99

terça-feira, 25 de março de 2014

Twix Gigante

Oi gente...
Que saudades de postar aqui! Há muito tempo que não estou atualizando o blog por falta de tempo, mas ontem fiz o twix gigante e muuuita gente me pediu a receita, então resolvi postar aqui.
Ele é mais conhecido nos USA como caramel bar (barra de caramelo), mas como no Brasil não é tão comum, pra gente é o bom e velho Twix.
Como eu não me programei pra postar no blog (decidi de última hora), eu não tenho muitas fotos. Mas acho que com as poucas que tenho e com uma boa explicação vocês vão entender.

Quando li a receita em outro blog, estava dizendo que era super complicada e demorada... mas não achei nada disso, muito pelo contrário, não precisa ser nenhum expert na cozinha pra conseguir fazer. O único "probleminha" é que vocês vão precisar de um termometro de bala/caramelo.


INGREDIENTES:

Para a bolacha:
  • 2 xíc. de farinha de trigo
  • 1/4 de xíc. de açúcar
  • 160g de manteiga sem sal em temperatura ambiente 

Para o caramelo:
  • 3/4 xíc. de Karo (glucose de milho)
  • 2 xíc. de açúcar
  • 1/2 xíc. de água
  • 1 colh. (chá) de limão
  •  1 xíc. de leite condensado
  • 1 xíc. de creme de leite fresco
  • 1/4 colh. (chá) de sal


Para o chocolate:
  • 200g de chocolate (usei 100g ao leite e 100g meio-amargo, mas fica a sua escolha)


MODO DE FAZER:

Forre uma forma pequena ou pirex com papel manteiga e unte o papel manteiga com margarina (sim, untar o papel manteiga! Estranho né? Mas se não fizer isso não solta depois), reserve. Coloque todos os ingredientes da bolacha em um recipiente e amasse bem com as mãos até tudo se incorporar muito bem. Depois que a massa já estiver homogênea pressione com as mãos no fundo do pirex ou forma e leve para assar em forno médio por 20 minutos ou até dourar.

Enquanto esfria a bolacha, comece o caramelo. Coloque em uma panela o açúcar, o Karo, o limão e a água e misture bem, pois vai ser a última vez em muito tempo que você poderá mexer. Leve ao fogo médio alto até atingir 145ºC (sem mexer nenhuma vez, nenhum pouquinho), então retire do fogo e espere as bolhas acalmarem um pouco.

 
Acrescente lentamente o creme de leite, o leite condensado e o sal e mexa cuidadosamente. Volte ao fogo, agora sempre mexendo, até atingir 115ºC. 


Coloque sobre a bolacha e deixe esfriar por uma hora em temperatura ambiente e mais uma hora na geladeira.


Derreta o chocolate em banho-maria (coloque uma panela com água no fogo e uma tigela dentro dessa panela, de modo que o chocolate dentro da tigela não entre em contato nenhum com a água), ou então no microondas em baixa potência e cubra o caramelo. Deixe na geladeira até o chocolate ficar gelado (é rapidinho) e desenforme!

 
 Aí você usa sua criatividade pra cortar do jeito que quiser... mas de qualquer jeito é uma delícia hahaha



Desculpem a qualidade das fotos e espero que vocês gostem!!

Vou tentar me organizar pra conseguir postar normalmente...

Beijocas


Dica: estava bem dificil de encontrar o Karo, mas encontrei no Festval e sei que também tem no Mercado Municipal.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

SELECIONE A OPÇÃO NOME/URL !!